Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão?
Muita, em todo sentido
Pois quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus?
De modo nenhum
E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? {Falo como homem.}
De modo nenhum
Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador?
E por que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem?-como alguns caluniosamente afirmam que dizemos
Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado
como está escrito: Não há justo, nem sequer um.
Não há quem entenda
Todos se extraviaram
A sua garganta é um sepulcro aberto
a sua boca está cheia de maldição e amargura.
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
Nos seus caminhos há destruição e miséria
e não conheceram o caminho da paz.
Não há temor de Deus diante dos seus olhos.
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus
porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele
Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas
isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus
sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos
para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.
Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não
concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão.
Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum